quarta-feira, 2 de março de 2011

MANGRULHO

Depois de tantas explicações sobre o porque escolhi o "nick" mangrulho utilizado para algumas páginas e emails da internet, resolvi fazer um post sobre o termo explicando, além do seu significado histórico, o motivo pelo qual fiz esta escolha.


MANGRULHO: De origem espanhola a palavra MANGRULLO, após passar a fronteira da Argentina e do Uruguai, sofreu a influência do português perdendo o duplo L e recebendo o LH. Foi apenas esta mudança que as torres feitas de toras atadas com imbira sofreram, pois o seu objetivo sempre foi o mesmo tanto nas "bandas de allá" como aqui na pampa Riograndense. Durante o período da colonização espanhola nas terras sul americanas, essas torres serviram de observatório para proteção contra os ataques dos índios que habitavam a região. Por favorecer uma visão em 360º o mangrulho passou a ter a função de observatório militar em época de guerra. O Duque de Caxias foi um dos comandantes militares que usou amplamente este recurso durante a guerra do Paraguai, pois não possuía informações sobre o terreno e as planícies não eram favoráveis para que se observasse a posição do inimigo.

Fazendo uma análise vejo que a internet é o nosso mangrulho da modernidade onde podemos observar o mundo que se apresenta diante de uma tela. Através do meu mangrulho observo o que se passa ao meu redor e posso interagir com os fatos apresentados, mas desta vez não para guerrear e sim para aprender cada vez mais com aqueles que observo... Não por acaso escolhi uma profissão que me coloca em uma posição de observador do comportamento alheio...ou alguém discorda que o psicólogo passa boa parte do tempo em seu mangrulho observando o seu paciente?!

Buenas. Fico por aqui mangrulhando o horizonte a espera do próximo post...


2 comentários:

  1. boa noite,
    poderia informar onde posso encontrar mais materiais sobre este tema tão relevante, o mangrulho.
    abc, paulo

    ResponderExcluir
  2. Já ouviu falar na coxilha do mangrulho? Fica bem nessa região dos campos neutrais.

    ResponderExcluir