sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Eléctrica e os Discos Gaúcho

Que bela surpresa me foi regalada neste último dia 22 de Julho. Ganhei um livro que remonta a história fonográfica do Rio Grande do Sul (e demais estados da federação) e também dos países platinos. Falo do livro A Eléctrica e os Discos Gaúcho, de autoria de Hardy Vedana (1928-2009), idealizador do Museu da Imagem e do Som de Porto Alegre (Mispa). A gravadora e fábrica de discos A Eléctrica, que teve o início das suas atividades funcionou em Porto Alegre no nascer do século 20, mais precisamente em 1913, gravando diversos tipos de artistas e ritmos. Indo da valsa à chacarera e do Tango à Habanera. Para que os amigos tenham ideia do pioneirismo da marca, esta era uma das quatro fábricas em todo o mundo.
Entre os muitos nomes que encontrei no livro, encontrei um bem conhecido. Nada mais que Carlos Gardel, que na época fazia dupla com Razzano. Mas teve um nome que me chamou a atenção, pois me fez lembrar de dois grandes artistas do nosso estado: Pirisca Grecco e o João Antonio de Greco Netto, o Tukano Netto. O nome que me chamou a atenção foi o de Vicente Greco (quer saber mais?), um bandoneonista argentino que viveu entre o final do século 19 e início do 20. Comprovando que os nossos artistas uruguaianenses carregam a musicalidade dos seus ancestrais .
Bueno. Para fechar a porteira, digo aos amigos que este livro é acompanhado por três CDs com as gravações originais. O final de semana já está programado: um bom vinho, um queijo e copa (pois vai estar de renguear cusco) para acompanhar estas obras que descrevi aqui no blog.

Um grande e fraterno abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário