quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exclusão ou Preconceito???

No dia 28/04 aconteceu um fato que me deixou extremamente indignado e desacreditado do "sistema" em que vivemos...
Sou correntista pessoa jurídica e física no ITAÚ(na verdade era do unibanco, mas com estas fusões...) e abri contas para os meus funcionários com a finalidade de facilitar o pagamento deles no final do mês. Vale explicar que meus funcionários são todos de uma classe social BEM desfavorecida, o que dificulta para que eles abram conta em banco ou crediário em loja.
O fato é que há uns dois anos tentei abrir uma conta para um dos meus funcionários, mas parei na burocracia do Itaú, pois o rapaz é analfabeto e teria que ir a um cartório dar procuração a outra pessoa... Ele me confessou que não teria esta possibilidade uma vez que mora sozinho e não tem parente próximo que possa fazer isso por ele...
Bom, acertei com ele que eu pagaria com cheque e ele iria todo o mês até o banco para receber o seu salário...e assim foi e o tempo passou sem que o banco flexibilizasse a abertura de conta para este rapaz... Cabe ressaltar que apesar de analfabeto ele conhece números perfeitamente.
O tempo passou e nunca mais tocamos no assunto até que próximo do seu pagamento o funcionário chama meu sócio e pede para que tentemos mais uma vez a abertura de conta, pois estava difícil receber com cheque todo o mês. Quando questionado sobre qual o motivo da dificuldade para trocar o cheque, ele me disse que todo o mês tinha que conseguir um colega de trabalho para ir até o banco, pois as caixas não pagavam o cheque a ele pelo fato do ter que ser endossado. Foi então que resolvi ligar para a minha agência e verificar a informação.
A menina que me atendeu disse que realmente as caixas não poderiam pagar o cheque a ele, pois documentos acima de 100 reais devem ser assinados no verso e como ele é analfabeto não poderia sacar seu salário. Eu disse a ela que no seu documento de identidade constava seu analfabetismo e que ele assinava com a impressão digital, ma ela disse que ele não poderia sacar seu salário dessa maneira.
Pedi então que ela passasse para o responsável pelos caixas da agência...O rapaz me atendeu e disse que realmente a informação da menina estava correta e que o meu empregado não poderia sacar seus vencimentos sem ser alfabetizado e que isto era uma normativa do banco central. Ele ainda me questionou por que eu não ia até o banco e sacava o dinheiro para o meu empregado... Obviamente solicitei a ele que enviasse esta normativa via email ou fax...

Explico aqui os motivos da minha indignação que inclusive foi da forma com a qual argumei com o representante do banco ITAÚ:

1- O empregado em questão já é excluído socialmente por não saber ler ou escrever e então uma instituição privada o exclui mais ainda quando não o deixa abrir uma conta ou mesmo sacar os vencimentos mensais que são fruto do seu trabalho com o argumento de que como analfabeto ele não pode endossar o cheque com a suas iniciais;
2- Expliquei que o documento que nos confere cidadania plena é a nossa cédula de identidade, que ele possuí juntamente com carteira de trabalho (CTPS) e cadastro de pessoa física (CPF), ou seja, ele é um cidadão recohecido legalmente e com os mesmos direitos dos demais e que o banco lhe tolindo destes direitos;
3- Falei ainda que como um governo, através do Banco Central (conforme dito pelo empregado do ITAÚ), pode não aceitar a digital de uma pessoa analfabeta no VERSO de um cheque sendo que esta mesma pessoa possui todos os outros documentos "assinados" com a digital... Documentos estes como a Carteira de trabalho que lhe proporcionou um emprego...emprego este que teve todos os documentos "assinados" com o dedo, inclusive o do INSS que lhe toma um porcentual do seu salário todo o mês...salário este que ele não consegue receber pois o banco não aceita que ele endosse atrás do cheque que ele recebe como pagamento...

Sendo assim entendo que o mesmo governo que toma um % de INSS todo o mês de um trabalhador analfabeto não lhe pemite (conforme dito pelo funcionário do ITAÚ) sacar com um cheque o fruto do seu trabalho... Se não for isso então é o próprio banco ITAÚ que em pleno século 21, onde falamos de inclusão dos menos favorecidos, está demosntrando que sabe como excluir aqueles que sempre tiveram a margem da sociedade...

Pensemos nas diversas maneiras de inclusão social....ela não se dá apenas por meio de cotas em faculdades ou mesmo através da contratação (obrigatória) de portadores de necessidades especiais...ela é muito mais ampla do que isto e pode ser executada por todos nós.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Bom Dia!
    Olha amigo, conheço o sistema de itaú e unibanco a muitos anos, desde pequenina quando comecei na labuta, hoje pelo que percebo o itaú continua o mesmo , não gosta de pobre passeando pelas suas agências, não tem interesse em contas poupanças baixas, é um banco elitista.

    Como sugestão, não sei como vc opera com eles, se te é um banco lucrativo, que te ofereça taxas baixas, e vantagens como cliente. Continue se for relmente vantajoso; mas se for igual aos outros, troque e se ainda vc continuar sendo humano e respeitando a dignidade de seus colaboradores, troque a folha deles de banco, faça isso pela caixa ou Banco do Brasil, estes bancos são melhores para os trabalhadores.

    E uma coisa que indigna não é o fato do seu funcionário estar sendo desrespeitado, Você como cliente esta sendo desrespeitado, porque você é um dos responsáveis pelos lucros altíssimos do banco, você faz parte da grana que entra para folha de pagamento dos funcionários do Itaú, você é o principal , você é o cliente; sendo assim eu considero a ofensa em primeiro plano ao amigo que esta tendo seu direito e sua vontade desrespeitada e ainda pagando por isto, porque afinal de graça eles não teria vc lá.

    Abraços e acredito que se consultar juridicamente, deve ser passível deste moo entrar na justiça com uma ação de danos morais.

    Att.

    Bella Dourado

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  3. O problema dessas inclusões, é que são "aceitações"obrigatórias,não acontece realmente uma mudança interna, de valores, somente de Valores($$$) a pessoa é valorizada.
    Lamentável saber que esse tipo de comportamento acontece,mas acho que deverias levar a briga adiante, para tentar uma mudança....Beijo

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  4. É pessoal infelizmente esta coisas acontecem... obrigado pelos comentários... saibam que surtiu efeito... Mas isso não quer dizer que as coisas estejam resolvidas. O pessoal do banco acompanhou pelo twitter e entrou em contato. Agora vemos ver no que vai dar...

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